Encontrando o caminho

Depois de alguns meses me perguntando se a pesquisa seria factível, decidimos rodar um protótipo pra ver na prática quais seriam os resultados. Como eu queria investigar o discurso corporativo, levantamos reuniões com diferentes stakeholders (acionistas, desenvolvedores etc) disponíveis na internet, transcrevemos e revisamos os textos. Foram consideradas 13 companhias, entre nativas digitais e empresas em transformação digital.

Foram realizadas três análises: fatorial, keywords e machine learning. O resultado foi muito animador! Conseguimos perceber diferenças entre claras entre os discursos da empresas, tirando insights relevantes para o trabalho. Um deles é que as empresas em transformação digital usam muito mais a palavra digital do que aquelas que ja nasceram neste ambiente, quase como que uma afirmação aspiracional daquilo que trabalham pra ser no futuro.

Agora que o caminho está validado, o próximo passo é trazer volume ao corpus. Estou trabalhando para identificar novas empresas que possam ajudar a encorpar a análise. Outra possibilidade é agregarmos outros registros ao corpus, como press releases. Eu gosto mais da primeira opção, mas vamos testar o caminho para ver se, de fato, o trabalho fica de pé desta maneira. Mais novidades em breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEN
Portal da Ciência Aberta