Um blog sobre Jornada dos Pesquisadores

Um blog sobre Jornada dos Pesquisadores

Muito da vida de pesquisa em ciências humanas não era abertamente demonstrado ao público: todo um making off ficava oculto por três ou quatro anos da jornada de um pesquisador, sendo apresentado como que magicamente, uma dissertação pronta. Este Blog existe para mudar essa dinâmica. Aqui, você, leitor, acompanha os rascunhos, andamento, ainda em desenvolvimento, o sketchbook e diário de bordo de cada um dos pesquisadores que atuam na elaboração aqui, do Portal.

Abaixo, confira as postagens:

O desafio em identificar quem são os profissionais intérpretes na esfera jurídica.

Os trabalhos de interpretação entre Libras e português em diversos contextos gradativamente aumentaram, se tornando cada vez mais visíveis. Entretanto, tradutores e/ou intérpretes de Libras (TILS), se tornam mais proeminentes na sociedade pela sua atuação nas esferas religiosa, educacional e até mesmo cultural, sendo, muitas vezes, menos visibilizados em outras áreas como a jurídica e da saúde. Conhecer o perfil do profissional que atua, especificamente na sala de audiência, é um dos objetivos da minha pesquisa e para esta fase, elaborei um questionário minucioso. Sabe-se que o intérprete, quando nomeado no judiciário, na maioria dos casos, tem o dever do sigilo e por essa razão, não divulga o trabalho que desempenha nas redes sociais ou portfólio profissional, o que dificulta saber quem de fato atua neste espaço/esfera. Esse é o meu primeiro desafio, conhecer e fazer com que esse questionário alcance os profissionais com atuação na sala de audiência. E você, conhece alguém que atua na esfera jurídica como intérprete? Se sim, compartilhe o meu percurso, isso pode me auxiliar no alcance destes profissionais. Até mais!

Estágio atual da pesquisa: descobrindo um novo universo

Oi pessoal, tudo bem?! Já faz um certo tempo, não é mesmo? Mas, vamos lá, deixa eu te falar o estágio atual da minha pesquisa e a fase de adaptação a um novo universo de conhecimento pessoal e acadêmico-profissional.

Descobrindo um novo universo

Gente, eu sou de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, mas me mudei pra São Paulo para cursar o mestrado. Já estou bem mais adaptado à cidade e ao ritmo de cursar pós-graduação numa Instituição de excelência como a PUC, sobretudo com a orientação de uma professora considerada referência na área da Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, a prof.ª Beth Brait. O sonho tornou-se real e agora está mais tangível!

Estágio atual da pesquisa

Encontro-me na etapa de cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas do LAEL e, concomitantemente, contribuindo com as atividades exigidas no projeto deste Portal de Ciência Aberta, dentro do squad de Conteúdo.

Nas disciplinas, estou estudando princípios teóricos aprofundados a respeito dos aspectos teóricos-metodológicos da concepção de linguagem e métodos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) oriunda de Bakhtin e o Círculo e conhecendo as Teorias Linguísticas e seus estudiosos, além da participação no Seminário de pesquisa de Análise do Discurso Digital.

Ademais, tenho realizados leituras e buscas para composição do referencial teórico a ser utilizado na dissertação, compreendendo o escopo teórico definido inicialmente no projeto de pesquisa, principalmente relacionadas à concepção de identidades do docente de língua portuguesa em escolas públicas de periferia. E ainda, já iniciei a estruturação/formatação primária da minha dissertação.

Enfim, essa é uma síntese do andamento da minha pesquisa. Tem alguma dúvida ou contribuição? Pode entrar em contato comigo. Vamos compartilhar saberes e experiências! Continuamos por aqui… A gente se vê no próximo post! 😉

Acervos e Dados de Pesquisas

Teses e
Dissertações da
PUC-SP

Acesse aqui

Dados
Inacabados

Acesse aqui

LAEL, PUCSP, CNPq 25/2020

Portal da Ciência Aberta