Um blog sobre Jornada dos Pesquisadores

Um blog sobre Jornada dos Pesquisadores

Muito da vida de pesquisa em ciências humanas não era abertamente demonstrado ao público: todo um making off ficava oculto por três ou quatro anos da jornada de um pesquisador, sendo apresentado como que magicamente, uma dissertação pronta. Este Blog existe para mudar essa dinâmica. Aqui, você, leitor, acompanha os rascunhos, andamento, ainda em desenvolvimento, o sketchbook e diário de bordo de cada um dos pesquisadores que atuam na elaboração aqui, do Portal.

Abaixo, confira as postagens:

Afinal, qual foi a minha motivação para investigar Libras na esfera jurídica?

Olá, depois do meu primeiro post no Blog, e isso faz um tempinho (rs), decidi contar para vocês a motivação em investigar interpretação de Libras na esfera jurídica. No ano de 2019, fui contratada pela família de um réu surdo para mediar a comunicação entre ele e sua advogada que para além de não compreender a língua de seu cliente, não conseguia dar andamento no processo e elaborar a defesa jurídica.
A família encontrou dificuldades em localizar profissionais que aceitassem o trabalho, tendo em vista que o surdo se encontrava encarcerado e os profissionais por eles contatados, recusavam o trabalho por não se sentirem confortáveis em agir neste espaço. A partir da experiência e os desafios enfrentados, percebi que é imprescindível uma preparação não apenas formal, mas também emocional do intérprete de Libras diante da complexidade das matérias abordadas que poderão afetar o desempenho e a atuação do profissional, refletindo diretamente na acessibilidade proporcionada ao sujeito surdo.
E você, como iniciou seu percurso ou curiosidade em acompanhar/pesquisar sobre essa temática? Já estou ansiosa para a nossa interação, não deixe de me escrever, hein!😊

Apresentação do projeto de pesquisa: A linguagem verbal de videogames em uma perspectiva multidimensional e da ciência aberta.

Olá, pessoal!

Meu nome é Lucas Ferraz Escarabelin e sou mestrando em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem (LAEL). Minha pesquisa junta dois de meus interesses, videogames e Linguística de Corpus, com o objetivo de analisar a linguagem usada em diferentes gêneros de videogames e no processo criar interesse sobre esse tipo de mídia no meio acadêmico.

Segue uma breve apresentação da minha pesquisa, onde exponho meus objetivos, fundamentação teórica, metodologia e cronograma. Com o passar do tempo e conforme o avanço da pesquisa, passarei a fazer mais postagens. 

Obrigado pela atenção e até breve!

Apresentação Mestrado – Lucas Ferraz Escarabelin

Acervos e Dados de Pesquisas

Teses e
Dissertações da
PUC-SP

Acesse aqui

Dados
Inacabados

Acesse aqui

LAEL, PUCSP, CNPq 25/2020

pt_BRPT
Portal da Ciência Aberta