Afinal, qual foi a minha motivação para investigar Libras na esfera jurídica?

Olá, depois do meu primeiro post no Blog, e isso faz um tempinho (rs), decidi contar para vocês a motivação em investigar interpretação de Libras na esfera jurídica. No ano de 2019, fui contratada pela família de um réu surdo para mediar a comunicação entre ele e sua advogada que para além de não compreender a língua de seu cliente, não conseguia dar andamento no processo e elaborar a defesa jurídica.
A família encontrou dificuldades em localizar profissionais que aceitassem o trabalho, tendo em vista que o surdo se encontrava encarcerado e os profissionais por eles contatados, recusavam o trabalho por não se sentirem confortáveis em agir neste espaço. A partir da experiência e os desafios enfrentados, percebi que é imprescindível uma preparação não apenas formal, mas também emocional do intérprete de Libras diante da complexidade das matérias abordadas que poderão afetar o desempenho e a atuação do profissional, refletindo diretamente na acessibilidade proporcionada ao sujeito surdo.
E você, como iniciou seu percurso ou curiosidade em acompanhar/pesquisar sobre essa temática? Já estou ansiosa para a nossa interação, não deixe de me escrever, hein!😊

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEN
Portal da Ciência Aberta