E… ação!

Olá pessoal, tudo bem?

Para partilhar um pouco mais sobre o andamento da nossa pesquisa, cujo título é “Identidades de professor no ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas de comunidades periféricas”, trago as seguintes novidades:

  • Iniciamos a redação da introdução da dissertação, a partir da orientação da professora orientadora, incluindo nela algumas considerações sobre a atuação do professor, na qual incidem grandes mudanças desencadeadas por fatores que envolvem os âmbitos histórico, social, cultural, político e econômico.
  • Estamos elaborando a versão inicial do questionário semiestruturado, um dos meios pelos quais selecionaremos os sujeitos de nossa pesquisa. Nele, incluímos questões pertinentes que se familiarizam com os objetos da pesquisa e que posteriormente, colocaremos à crivo de uma docente do LAEL que tem desenvolvido pesquisas profundas sobre o contexto escolar utilizando de questionários no processo metodológico. Tudo isso para que nosso questionário possa trazer bons resultados e que possibilite repostas fidedignas à pesquisa.
  • Iniciamos também a elaboração dos pedidos de autorizações às escolas selecionadas para a pesquisa, a fim de realizar as entrevistas e aplicar o questionário com os professores de Língua Portuguesa do ensino médio de escolas periféricas em Cuiabá/MT.

Além desses detalhes mais específicos, continuamos os estudos nas disciplinas obrigatórias e eletivas do Programa, bem como iniciamos a redação de um artigo para submissão em revista.

O tempo do mestrado é curto, mas acreditamos que será possível cumprir o cronograma proposto e obter resultados valiosos para a área, tendo por princípio a função social da pesquisa científica que consiste na ampliação da compreensão da realidade social e, desta forma, fornecer subsídios para uma produção científica mais comprometida e propositiva com as demandas postas pela sociedade.

É isso, nos vemos nos próximos posts! Até lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEN
Portal da Ciência Aberta