Corpus da pesquisa

Escolher o corpus da pesquisa não é uma tarefa fácil, afinal, o corpus é que vai te levar ao resultado final da sua pesquisa.

Estudos feitos sobre a fala carismática apresentam como corpus falantes do ramo político ou do entretenimento, já que são falantes que precisam convencer o ouvinte por meio da fala; sendo o convencimento uma das princiapais características de um falante carismático.

Para a minha pesquisa, o corpus será composto de vídeos disponíveis na rede nos quais comunicadores especialistas em investimentos recomendam estratégias e produtos que consideram confiáveis. A escolha por falantes do ramo de investimentos se deu por não serem falantes muito conhecidos por todos, a não ser por quem tem interesse no assunto.

A preferência por falantes não tão conhecidos se deu pelo fato de que o ouvinte se identifica com falantes que possuem valores parecidos, então, suas respostas ao teste de percepção podem não ser exclusivamente pela fala e expressões facias que precisarão ser avaliadas pelos vídeos. Assim, para não corrermos esse risco, fizemos essa escolha de corpus.

Até a próxima atualização!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEN
Portal da Ciência Aberta