Todo pesquisador tem um lema para seguir e não desistir

Durante esta semana, após verificar o cronograma do projeto, fiquei feliz por ter enfrentado as burocracias com o Conselho de Ética, Tribunal de Justiça, coleta de corpus e cumprir com todos os créditos do programa. Relembrei os discursos dos veteranos em relação à difícil fase de organização dos dados e processo de escrita, pauta frequente nos intervalos das aulas, e que me mantive distante por não estar vivenciando aquele momento.
Pois bem, cheguei nesta etapa. Que fase solitária! Meus Deus. Para quem já acompanha o meu percurso aqui no Blog, sabe que estou ouvindo o corpus porque na concepção teórico metodológica da minha linha de pesquisa, ele mobiliza os conceitos. 
Mas o que fazer quando os dados direcionam a pesquisa para uma reconfiguração muito diferente do que o pesquisador projetou inicialmente? Não é nada fácil esse movimento que nos obriga a realinhar o projeto, principalmente para pesquisadores metódicos como eu.
O processo tem sido desafiador, mas sigo lembrando de mentalizar o lema força, foco e fé porque todo PROJETO tem começo, meio e fim. E o meu está entrando na última fase.
Volto em breve para contar novos capítulos, porque na dissertação estou só na introdução.
Até mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEN
Portal da Ciência Aberta